top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

O doce mais antigo do Japão


Se tem um lugar que quero muito conhecer no Japão é a loja KAMEYA KIYONAGA 亀屋清永 que fica em Kyoto onde se produz um doce chamado de SEIJÔKANKIDAN 清浄歓喜団, nome que mais parece uma organização de uma empresa.


E não só o nome é comprido, mas a sua explicação. Em resumo, quando um enviado japonês voltou da China para o Japão no Período Nara (710 a 794), trouxe vários alimentos açucarados e também o próprio açúcar de lá. Ou seja, não era o nome de um único doce, mas o coletivo. Seria algo como “Trouxe guloseimas”.


Só que os japoneses gostaram de um deles que parece um escultura e passaram a chamar de KANKIDAN, depois ficou DANKI 団喜 e por último ODAN お団.


Um doce bem apreciado pela nobreza japonesa e o povo não tinha acesso nenhum como tudo que chegava da China. Também eram oferecidas para o Buda.


Ele é feito de pó de arroz e farinha de trigo e recheio de feijão Azuki. Depois é frito no óleo de gergelim adquirindo 7 aromas diferentes.


Aparenta ser bastante duro a ponto de quebrar com uma colher. Por dentro tem a massa macia de Azuki que também tem um aroma encantador.


Para quem aprecia a confeitaria japonesa ou estuda o idioma japonês, repararam no nome ODAN ou DAN? Como esse nome foi apontado para um Doce que vinha da China e destinado somente aos mais ricos, claro que o povo decidiu improvisar fazendo bolinhos de farinha de arroz, cozinhava na água, espetava 3 unidades e passava uma camada de Shôyu com açúcar.


O nome desse doce era DANKÔ 団粉 ou “Doce (feito só) de Pó”, já que não tinha recheio. Como o tempo surgiram derivados desse doce, uns com recheios e mudaram para DANKO 団子 e o som mudou para DANGÔ ou “Doce para crianças”


Legal, né. Esse foi o primeiro contato dos japoneses com doces à base de açúcar da cana. Mesmo antes tinha o MIZUGASHI 水菓子 que na tradução literal seria “Doce aguado” e são as frutas. Do período Nara até Kamakura, o ideograma que hoje a gente lê como KASHI 菓子 era chamado de KUDAMONO = Frutas.

30 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page