top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

O Azul


Quando você for às lojas da Liberdade e olhar as maravilhosas louças japonesas, reparem qual é a cor da maioria das peças. Isso mesmo. AZUL. Seja azul marinho, turquesa ou azul clarinho. Totalmente azul ou mesclado com fundo branco.


Este post surgiu quando fizemos o passeio pelas lojas de utensílios com o Embaixador da Gastronomia Japonesa, Sr. Hirotoshi Ogawa. E uma coisa que sempre me chamou a atenção foi:


“Sensei, porque uma boa parte das cerâmicas são AZUIS?”


Ele: “Tem uma porção de significados, mas eu como um cozinheiro, o principal motivo é que não tem ingrediente natural na cor AZUL. Então para a composição dos pratos fica mais fácil, não briga e fica bonito.”


Claro que ele disse uma porção de combinações, pois depende da tonalidade do azul. Quer ver um exemplo simples?


Sashimi de Atum (vermelho), como KEN de Nabo (branco), Folha de Shissô e Wasabi (verde), Sushis com Nori (Preto e branco do arroz)


Se colocarmos no fundo branco, o Arroz e o Nabo somem. No prato de fundo prato, o Nori some e o Shissô fica apagado. Fundo vermelho, o Atum some. Tonalidades verdes, o Shisso e o Wasabi ficam apagados.


Então o fundo AZUL destaca todas as cores que a gastronomia japonesa oferece. Pessoal, isso é apenas um resumo e depende muito da tonalidade, desenho e como você vai montar o seu prato, ok? Arte é um conceito e não existe o certo ou errado. Mas tem um caminho.


14 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page