top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Não é só enfeite


Você quando pede um belo prato de Sashimi e vê todo um colorido de encher os olhos, não é? Cores vibrantes dos peixes que mostram frescor aliados ao verde e branco vivo dos vegetais que ornam o conjunto. Esses acompanhamentos são divididos em 3 tipos. Os profissionais chama somente de ASHIRAI.


TSUMA que podem ser a folha de Shissô Verde (foto 3), Nabo, Pepino, Myoga, Cenoura, Flor de Crisântemo, Algas como Wakame e Aka Tosaka (foto 5).


KEN, são os vegetais cortados em tiras que parecem “Espadas”, por isso leva esse nome. São as peças que vão ter contato direto com as fatias de peixe, pois servem de cama para expor mais o Sashimi.


São eles: Nabo (principal , na foto 2), Cenoura, Abóbora, Myoga e Pepino.


KARAMI São temperos naturais como o Wasabi e o Gengibre ralado.


Só tem uma questão que precisa tomar cuidado. O curioso que ninguém diz nada, mas Seo Iida vivia dizendo:

“Se vai servir o Sashimi de imediato, Pepino e Alface, não tem problema. Agora se vai montar um prato para festa, bentô ou pratos vendidos em lojas e supermercados, não pode colocar esses dois vegetais. Eles vão soltar a água e vai “diluir” a gordura do peixe, além de estragar o peixe cru. Bota Passeri” (foto 4)


O curioso nome de TSUMA que vem de “Esposa”. A senhora de um Itamae que servia Sashimis aos clientes, sempre prestava atenção nos executivos que apreciavam os pratos e se comiam ou não os vegetais. E aqueles que limpavam os pratos, a esposa dizia que seriam bem sucedidos.


Essa “previsão” dava tão certo que logo ganhou esse nome, para que não desperdicem os alimentos. Além do que, Nabo e Shissô são bactericidas naturais que deixam frescos os peixes antes de comer E DEPOIS de comer, facilitam na digestão.


E você, come ou não os vegetais?


Curta, compartilhe e comente!

27 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

댓글


bottom of page