Já se depararam numa cortina ao entrar em um restaurante ou comércio japonês no estilo tradicional? São os chamados NORENs.
Como se percebe é uma cortina que dá um pouco mais privacidade e ao mesmo tempo mostra que há pessoas do outro lado. Abafa bem o ambiente melhorando um pouco a acústica, corta vento e dependendo do comprimento, evita a entrada de poeira.
O NOREN em muitos estabelecimentos, podem substituir as placas que identificam a no nome da casa ou o tipo de ambiente. Nas casas de banhos, os SENTÔS já sinalizam antes da entrada se é a ala masculina ou feminina. É porque antes tinha os engraçadinhos que diziam: “Opa, desculpa. Eu não sabia.”
E sabia que tem tipos de Norens?
NAGA NOREN - São as cortinas mais longas com 160 cm de comprimento evitando que o sol não bata nos produtos diretamente e dê mais conforto ao cliente.
HAN NOREN - Tem 56 cm e mostra que há movimento no seu interior. O cliente tem privacidade, mas consegue também ver o que acontece do lado de fora. Este é amplamente usado em vários restaurantes que servem Sushi, Soba, Udon, etc.
MIZUHIKI NIREN - Se colocado na entrada do comércio é apenas um adereço e usado como propaganda ou identificação.
HIYOKE NOREN para proteger o ambiente do sol. Em lojas das fábricas de sakes, costumam usar bastante, já que as garrafas devem evitar o contato com a luz direta.
O mais antigo NOREN veio junto com os Izakayas, A cortina antes de usar o tecido, era feita com cordas torcidas de Urtigas secas que evitavam a entrada de insetos.
O NOREN é uma peça importante para o comércio e deixar sujo, traz muito azar. E mostra ao cliente que a casa não se importa com o próprio nome. Tanto que quando o Noren não está exposto na entrada, é porque a loja ainda não abriu ou já fechou.
Que coisa, né. Não é uma simples cortina.
Comments