top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Nishimê, Fukumení, Nitsukê


Para quem frequentou muito as festas, festivais e eventos da colônia nipônica, já deve ter provado o NISHIMÊ, os legumes e cogumelos cozidos no Dashi. Agora também já presenciei discussões sobre como servir, se é quente, frio, com ou sem peixe e por aí vai. Há outros mais iniciados que “Não é Nishimê e sim Nimonô.” ou “Nishimê é um Nimonô sem caldo.”

Bom, vamos lá na ordem.


NISHIMÊ - São legumes como Nabo, Bardana (Gobô), Inhame, Konnyaku, raíz de lótus, broto de bambu, vagem, tofu frito e cenoura. São cozidos e temperados no Dashi até que os ingredientes absorvam todo o caldo. Assim, o prato dura bem mais tempo servido em festas, bentôs festivos, casamento e missas (foto 1). Neste último, não vai a Cenoura para evitar cores vermelhas em eventos fúnebres.


FUKUMENÍ - A diferença é o teor do corpo do caldo. Bem menos temperado só que com os mesmos ingredientes cozidos do Nishimê. O serviço é feito na hora, servido com o caldo quente ou temperatura de ambiente e saboreia os legumes junto com o dashi (foto 2).


Até aqui, os dois pratos são semelhantes. Digamos que o FUKUMENÍ você come na hora com o caldo, no restaurante, em casa. O NISHIMÊ que dura mais tempo que o Fukumení, pode ser servido frio e sem caldo, nas festas e eventos.


Agora tem o:


NITSUKÊ - Pode ser usados os ingredientes que desejar, mas é bastante usado com peixes, como Linguado, Pargo, Nodoguro, Kinmedai. O preparo é como a carne ao molho. Depois do peixe já limpo, e uma leve cozida na água, você prepara e cozinha o caldo na frigideira e frita o peixe enquanto você vai molhando com o caldo até ficar levemente caramelado. TSUKÊ = “Colocar” (foto 3)


Adegão, e cadê o NIMONÔ? Pois é. NI é "Cozido". e MONO = "Ingrediente" Ou seja, qualquer ingrediente cozido. Entenderam? O NISHIMÊ, FUKUMENÍ e NITSUKÊ são todos um NIMONÔ


E aí? Qual que você mais gosta?

3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page