Nihonshu X Ryôrishu X Mirin
- Alexandre Tatsuya Iida
- 21 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Atendendo uma dúvida do seguidor @silvio_ikegami.
Quando dou aula de sake, menciono esses 3 itens. Tem as suas semelhanças e diferenças.
NIHONSHU 日本酒 Nome dado à bebida fermentado do arroz Oryza sativa subespécie japonica que vai sofrer o polimento do grãos, junta-se o fungo KOJI-KIN 麹菌 ou Aspergillus oryzae para os íntimos, adiciona a levedura e fermenta tudo.
Pode ser usado na culinária, deixando carnes e peixes mais macios e faz com que retém a umidade da proteína, dá corpo e puxa o umami da comida. Mas é melhor beber ele. Porque o próximo
RYÔRISHU 料理酒 onde RYÔRI 料理 é “Culinário” e SHU é “Sake”. É um sake que adiciona uma pequena quantidade de Sal e Xarope. A mesma finalidade e efeito do Sake porém esse não dá para beber. Tira o odor de cru dos ingredientes como os peixes.
MIRIN 味醂 ou みりん já é feito com o Oryza glutinosa que tem muito mais amido que o arroz comum. Tanto que ele é usado para fazer o famoso Moti 餅 e Sekihan 赤飯. Feito com destilado de arroz, o Koji, arroz comum cozido e fermenta tudo isso. O resultado é bem mais doce que os sakes convencionais e seu teor varia de 13% à 22% de graduação alcoólica.
Ele deixa o prato com um brilho como se fosse resinado, deixa o prato mais adocicado e não deixa que as proteínas não despedacem. Usa-se bastante em peixes cozidos e omeletes chamados de Tamagoyakis. Também é base para fazer o molho para o processo chamado de TERIYAKI 照り焼き.
E você usa bastante um deles?
Comments