top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Neguitoro, sabe o que é?


Coisa que até muitos japoneses nem sabem: O Significado de NEGUITORO ネギトロ.


Quase 80% das pessoas devem achar que é a soma das palavras NEGUI = “Cebolinha (picada)” e TORÔ = “Barriga e parte gordurosa do atum". Servido em GUNKAN ou HOSOMAKI. Só que não.


O NEGUITORO vem do verbo NEGUITORU ねぎ取る que significa “Raspar”. Só que ainda tem o sua origem que é NEGUIRI 根切り que é quando “Raspamos, arrancamos algo pela raiz”, quando carpimos o solo e evitar que o mato cresça novamente.


Então é o ato de “raspar” a parte gordurosa do atum que fica na costela. Daí que vem o significado de NEGUITORO. Só mudou a última letra.


Emendando o assunto deste maravilhoso sushi feito com raspas do TORÔ do Atum, sabia que esta parte e a barriga antigamente eram descartadas? Em tempos em que não tinha refrigeração, a carne da barriga era a primeira parte que estragava, além do contato com as vísceras.


Além disso, no período Edo, a técnica de marinar o atum com Shôyu (Zukê) era feita com o AKAMI (Parte magra), já que o condimento penetra na carne e não na gordura.


Então, na década de 60, um Sushi Shokunin não queria jogar fora o alimento e pegou a parte da gordura com uma colher, picou todo ele, fez um Hossomaki e serviu no almoço para os funcionários.


E para variar, ficou tão bom que a ideia passou para o outro lado do balcão. Ou seja, a parte nobre do Atum, o TORÔ, passou a ser consumido por um acaso e graças ao NEGUITORO.

273 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page