top of page
Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Nanten ou Nandina


Depois da correria do Natal, para os japoneses vem a nova correria do Ano Novo ou chamado em japonês de OSHÔGATSU お正月. Daí fiquei pensando em um monte de post para fazer, mas pensei: Muitos vão escrever sobre o tradicional OSECHI RYÔRI おせち料理 ou OZÔNI お雑煮 e acho que não queria ser mais um. Então vou abordar um único item que não é muito divulgado por aqui.


Uma vez nos bastidores do stand do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca no Festival do Japão, o mestre @hirotoshi.ogawa ficou preocupado: “Ué cadê o NANTEN”. E respondi: “NONTEN” Rimos muito, tomei bronca e lembro que corri para minha casa, já que tenho uma cerca viva desta folha.


NANTEN 南天 é a NANDINA domestica, Bambu-celeste ou Bambu-sagrado que se usa bastante para enfeitar os pratos mais tradicionais e festivos do Japão. Está sempre presente no SEKIHAN 赤飯, nos SUSHIS 寿司, no SASHIMI 刺身 e claro no OSECHI RYÔRI おせち料理.


Principalmente neste último que celebra a chegada do Ano Novo, as folhas bem vivas do NANTEN, é um item de decoração muito importante, uma vez que quase nenhuma comida tem a cor verde.

Agora porque esse ramo é tão importante? Existe o ditado:


“NAN wo TENjite fuku to nasu” 難を転じて福となす ou “Transformar a dificuldade em sorte”.


No período Muromachi, Samurais quando guardavam as suas armaduras, sempre deixavam um ramo de Nandina e quando saíam para as batalhas, colocava o no chão e rezavam pela vitória.


Hoje em várias residências japonesas, são plantadas vários pés de Nandina. Em casa, ela está no portão e na garagem de casa. É até bem comum encontrar pelo Brasil. Só ficar atento que você verá por aí.


Alguém conhecia esta história?

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page