top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Na noite de Tanabata


Quando falamos sobre o TANABATA MATSURI 七夕祭り ou Festival das Estrelas, lembramos da história de ORIHIME 織姫 (Shukujo) filha do Deus AMA NO KAMI 天の神 que a viu trabalhando feito uma louca tecendo kimonos e não tinha tempo para namorar. Então viu o fazendeiro HIKOBOSHI 彦星 (Kengyu) que trabalhava do outro lado do rio AMANOGAWA 天の川, trouxe para a sua margem e o apresentou à sua filha.

A coisa deu tão certo, mas tão certo que eles se curtiram tanto e esqueceram dos afazeres e o “papai” ficou puto e jogou o marido de volta para outro lado do rio como castigo. Só que o “papai indeciso” ficou com dó dos dois e permitiu o encontro apenas 1 vez ao ano, na noite do 7º dia do 7º mês do ano, levantando uma ponte que ligue o rio celestial.

Então neste sábado e domingo, terá o tradicional festival na Liberdade, onde as pessoas vão pendurar o TANAZAKU 短冊 colorido com os seus desejos que serão levados ao casal para que eles os realizem, condição imposta pelo papai.

E o Adegão com toda a sua sensibilidade, só pensa em uma coisa. O que se come neste dia tão especial e lindo.

O SOUMEN そうめん aquele macarrão fininho que se come com Tsuyu, gengibre ralado e cebolinha picado, já que lembra os fios da tecelagem de Orihime. Por isso, nessa época do ano quando o Japão chega ao pico do verão, muitos presenteiam as pessoas com pacotes de SOUMEN colorido em embalagens lindas.

Mas antes de comer o SOUMEN existia a tradição do KARINTOU na China, mas fica para uma outra ocasião.

Por falar em desejo, a há quase 20 anos, a Adegona pendurou um papel na folha de bambu e AMA NO KAMI veio a mim e:

“Aí Adegão, vem comigo. Coisa rápida. Tem uma pessoa que quero te apresentar.”



24 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page