top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Mãos quentes?


Em um evento de harmonização de sakes que fiz fora de SP, ouvi de um dos participantes:

"Adegão, posso fazer uma pergunta polêmica? O que você acha de mulheres fazendo sushis?”

Eu começaria com: “Polémico por que?” mas como tinha outros convidados eu respondi:

“Tem o meu total apoio. Na verdade nem era para existir esse tipo de discussão. Minha mãe fazia em casa e minha esposa fazia quando eu tinha a cozinha.”

São várias teorias que já li e ouvi muitos absurdos e muitas vezes defendidas por Sushi Shokunins famosos do Netflix que muita gente paga um pau e um rim para comer seus sushis ok.

A mais famosa tese é das “mãos quentes” que se acentuam no período de menstruação. É de dar risada, né? Imagina eu comendo um sushi e virar para ela:

“Você tá naqueles dias, né?” É ridículo.

Existe sim o problema de mãos quentes, mas algum japonês machista deve ter distorcido a teoria no meio do caminho.

A mão quente é sim por causa da alteração do frescor daquela fina fatia de peixe cru. Só que a temperatura da mão independe do sexo. Se você beber um pouco, já sobe 1 grau. Levemente febril também.

As minhas mãos naturalmente são mais quentes que a Adegona. E o Seo Iida percebeu isso e preparou o TEZU 手酢 só para mim. TEZU é a soma de “Mão” e “Vinagre”. É a solução do Vinagre de Arroz diluído na água para que esterilize as suas mãos antes de fazer cada sushi. Assim, não contamina o peixe e evita que o grão de arroz não grude nas mãos.

Então o meu TEZU tinha vinagre, água gelada e uma pedra de gelo. Assim, enquanto tenho contato com o peixe, minha mão fica mais fria que o normal. Quando preparo o sashimi, também deixo uma tigela de água gelada e sal.

Então, já era essa teoria.


74 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page