top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Mais de 1 Bluefin


E está ficando legal o nosso material sobre os Atuns e em breve estaremos oferecendo um curso bem bacana para os Itamaes, tanto na parte técnica do peixe, quanto na parte cultural da gastronomia japonesa.


Tem muita coisa para transmitir ao pessoal, ainda mais quando ocorrem pequenas confusões em relação aos nomes em japonês. Quer ver um exemplo?


Muitos restaurantes e apaixonados pelo Atum, cobiçam o Bluefin, pagando uma pequena fortuna para se deliciar com uma carne com uma carga de gordura.


Só que existem 3 espécies de Bluefins:


Thunnus orientalis / Pacific Bluefin Tuna / KURO MAGURO (Hon Maguro) que pode chegar a medir 3 m e 450 kg, são encontrados nos mares do Oceano Pacífico norte da costa da China aos EUA, do Alaska à linha do equador e uns perdidos podem chegar até ao norte da Austrália.


Thunnus maccoyii / Southern Bluefin Tuna / MINAMI MAGURO (Indo Maguro) são encontrados no sul do Oceano Pacífico, do sul da Austrália até a Cidade do Cabo na África do Sul. Claro que também alguns perdidos podem até chegar ao Brasil, mas bem cansadão. Podem medir 2,45 m e pesar 260kg


E este 3º Bluefin é que mais chega aqui no Brasil.


O Thunnus thynnus / Northern Bluefin Tuna / TAISEIYÔ KURO MAGURO (Nishi Kuro Maguro) que pode chegar aos 4,6 m e pesar 684 kg, sendo o maior Atum do grupo. Esse aqui viaja bem. Desde o Golfo do México, a costa oeste dos EUA, todo o norte do Oceano Atlântico, abraça a península escandinava, Portugal, Espanha, vai adentro do Mar Mediterrâneo e pega a parte Noroeste da África.


Dito tudo isso, o que encontro de artigos, youtuber e influencers dizendo: “Hon Maguro Espanhol chegando no Brasil…”, “Hon Maguro brasileiro…” não é bem assim, ok.


O que se pode dizer é Bluefin da Espanha, por exemplo. O que me deixa triste não é o consumidor não saber, mas quem deveria passar o correto acaba não sabendo estas diferenças.


Mas tudo bem, aos poucos a gente chega lá.

44 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page