Depois de um final de semana bem intenso, produtivo, novos Experts nascendo, cheguei em São Paulo para jantar com meu “irmão” no @izakaya_kabura. E botando o assunto em dia, bebendo e comendo, chegamos até envolver uma pessoa desconhecida e tornar nosso amigo.
Na saideira ou chamamos em japonês de SHIMÊ 〆ou 締め que quer dizer “fechar”, pedi um MAGURO CHAZUKÊ マグロ茶漬け. Nunca consigo terminar uma refeição sem um gohan. Coisa de japonês HAHAHAHA
Então, veio uma camada generosa de fatias de Atum, gohan fresquinho, wasabi e Dashi. embaixo dos peixes, também havia flocos de arroz torrado e algas picadas o que dava um aroma incrível!
Conforme você vai despejando o caldo no peixe, ele vai “cozinhando”. Tanto que esse tipo de CHAZUKÊ que significa “Marinar com Chá” também é chamado na província de Shizuoka de MAGOCHAZUKÊ まご茶漬け.
O significado vem de uma onomatopéia de MAGOMAGO まごまご que significa “Não enrolar”. Ou seja, é uma Chazukê que é bom comer logo, enquanto o arroz e o chá ou Dashi quente. Muitos pescadores que almoçam no mar, pescam o Carapau por exemplo, abrem o peixe e comem. Só que para estar sempre de prontidão para a pesca, preciso comer logo sem enrolar.
O MAGOCHAZUKÊ é feito não só feito de Atum, mas como Bonito, Buri e Carapau. Olha, depois de beber ou quando está cansado ou com pouco apetite, é uma delícia!!
Opmerkingen