Desde que comecei a trabalhar com sakes, de vez em quando, as importadoras me davam os MAEKAKES 前掛け de algumas produtoras de sakes. São aventais que cobrem da cintura para baixo, feito com um tecido grosso e faixa trançada que davam 2 voltas pela cintura.
E mesmo no Japão, eu observava que muitos trabalhadores além das Sakaguras usavam esta peça, como o pessoal do hortifruti e cozinheiros de Izakayas. O pessoal dos botecos usavam, mas os outros cozinheiros não aderiram. Estranhei e fui investigar.
Chamados de MAEDARE 前垂れ no início do período Muromachi em 1336 e trabalhadores braçais usavam este avental. Na década de 1950 a 70, a província de Aichi que criou a peça chegava a costurar mais de 10000 unidades por dia.
É bem óbvio que o MAEKAKE era para evitar que se sujasse ao transportar caixas de insumos, mas as faixas que davam voltas era para proteger a cintura das torções. A espessura do tecido também serve para que objetos cortantes não o cortem.
Hoje já é chamado de HOMAEKAKE 帆前掛け e a marca e dizeres das empresas estão estampadas nela para a identificação. Até perguntei aos artesãos porque tem cores mais escuras como azul marinho (a grande maioria), pretos e verde escuro. Também quis saber porque os Izakayas usam e os cozinheiros não.
Eles dizem que as cores escuras escondem as manchas de líquidos que caem neles e não ficam expostas. E nos izakayas, o próprio cozinheiro é quem serve. E como o IZAKAYA foi uma extensão de uma loja de sake, acabam herdando a tradição de vestir.
E o Adegão aqui, para manter e propagar a cultura desta peça aqui no Brasil, convidei a Susan Eiko do @ohayouprod para esta aventura.
Entenderam quando falo que Washoku não é só comida? Em breve falo sobre o elo da gastronomia com a arte marcial.
Comments