Tive o prazer de ver uma apresentação de GUEIXAS no famoso Ryoutei de Kyoto, o KIKUNOI, na ocasião da festa para os condecorados ao título de Sake Samurai em 2015. Alguns podem confundir o papel das Gueixas como cortesãs japonesas. Ela são chamadas de Yújo 遊女.
As Gueixas percorrem um árduo caminho para a sua formação. Logo ao entrar neste mundo, ganha um nome artístico e e aprende as técnicas de dança, canto e instrumentos musicais como o Shamisen. Aulas de etiquetas, estar por dentro de vários assuntos para poder entreter e acompanhar os assuntos dos clientes.
Enquanto não se forma, a aprendiz a GUEIXA 芸者 ou GUEIKO 芸妓 é chamada de MAIKO 舞子. Moram em com as outras aprendizes e vivem uma boa parte do dia nos sofisticados Ryouteis.
Enquanto não são chamadas, ficam em uma ante sala para descanso e retocar a maquiagem que não é pouco. Pintava o rosto de branco, vermelho da boca, preto dos olhos (reparem que domino muito os termos de maquiagem)
Aí que entra o TEMARI (zushi) e o KATSU SANDO. Para não ter que borrar a maquiagem ou se sujarem na hora de comer, as Gueixas e aprendizes precisavam de algo que fosse fácil de mastigar.
O TEMARI é um sushi que tem o tamanho de uma Carolina que come em uma vez. TEMARI são as bolas feitas de papel que as crianças brincavam em locais aberto, como se fossem as nossas bexigas.
O KATSU SANDO foi criado por uma casa especializada em TONKATSU, o "ISEN 井泉" em 1935 usando pão de forma para que as Gueixas não precisassem usar talheres e hashi, para comerem em intervalos nos dias de grande movimento. Diferente dos KATSU SANDOs de hoje, tinha apenas a Milanesa da carne de porco e pão, já que molhos e saladas podiam manchar a boca ou o rosto.
Também pode se dizer que o KATSU SANDO foi um dos mais antigos sanduíches feitos no Japão.
Não sei vocês, mas me deu uma vontade de comer loucamente um KATSU SANDO. Aliás vou deixar o serviço:
ISEN HONTEN: 3 Chome-40-3 Yushima, Bunkyo City, Tokyo 113-0034, Japão
IZAKAYA MATSU (da foto): @izakayamatsu
HIDDEN: @hiddenby2ndfloor
Comments