top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Lanche das Gueishas


Sempre que ando de Shinkansen, o trem bala no Japão, em algum momento da viagem peço o KATSU SANDO カツサンド, abreviação de TONKATSU SANDOICCHI ou “Tonkatsu Sandwich”. Aqui em São Paulo, sempre peço no mesmo lugar, no @izakayamatsu.


Porque no Matsu além de dar uma enorme atenção ao porco empanado, pensam muito no pão. E ambos desmancham na boca sem precisar mastigar muito. E confesso que é muito melhor que dos trens japoneses e de muitas casas no Japão.


Falando em em maciez do pão e da carne, este maravilhoso sanduíche nasceu no bairro de Yushima, distrito de Bunkyô, em Tokyo, no restaurante ISEN HONTEN 井泉本店 fundada em 1930 que tinha como princípio, oferece um Tonkatsu tão macio que corta-se a carne de porco com Hashi.


E localizado no luxuoso distrito de GUEISHAS 芸者, a casa atendia bastante pedidos de KATSUDONs. Uma noite, a proprietária do ISEN HONTEN visitou o bastidor de uma das casas que mandavam os pedidos e viu algumas tigelas intocadas e frias. Curiosa perguntou para uma das assistentes e soube que muitas acabam não comendo, pois mancham o batom e a maquiagem. Fora o medo do caldo cair nos quimonos chiques.


Apesar do começo do período Showa, a proprietária que estava à frente da época, sempre tomava chá preto e torradas no café da manhã. Então pensou se não podia prensar o filé empanado no pão, em pedaços pequenos, para que as Gueishas pudessem comer numa bocada.


Levou a ideia para a cozinha e posteriormente para as gueishas, e não só foi um sucesso entre elas, mas para todos que trabalhavam na redondeza. E logo espalhou por todo o país e pelo mundo.

14 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page