top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Konbucha


Um tempo atrás, quando uma banda que participava do Lollapalooza exigiu que o camarim estivesse abastecido de KOMBUCHA. O assistente de produção acabou providenciando uma bebida que não era bem o esperado. Inclusive eu, lendo o matéria, também fiquei bastante confuso pois não fazia ideia dessa moda.


O que a banda queria era o KOMBUCHA que muitos daqui conhecem como um chá fermentado, doce, ácido e com gás. Na década de 1970 já se consumia no Japão e era chamado de KOUCHA KINOKO 紅茶キノコ ou “Chá Preto de cogumelo”, um nome estranho mas tinha o seu motivo.


Durante a fermentação do chá sabem que forma um disco gelatinoso na superfície, o que com o peso das bordas curvam para baixo, dando a impressão de enxergar o chapéu do cogumelo.


Agora o que eu e o assistente achamos era sobre o KOMBUCHA 昆布茶 que literalmente é um “Chá de (alga) Konbu”. Só que esse é chá que conhecemos bem quente e salgado. É bem salgado mesmo.


A alga é desidratada e em pó que é colocado na peneira da chaleira com água quente e serve no YUNOMI 湯呑, o copinho de chá. Adegão é um Dashi? Sim, tanto que muitos usam como KONBU DASHI.


Experimente usar no OCHAZUKE お茶漬け que é uma loucura. Em 2017 quando levei o pessoal do Brasil para comer OCHAZUKE de UNAGUI, foi usado este KOMBUCHA ao invés do tradicional chá verde.


Mas gosto bastante de beber só ele.


Quem já tomou chá de alga? O de cogumelo eu sei que muitos já tomaram…..não esse. O Kombucha.

5 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page