top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Kirin Beer


Quem nunca tomou uma cerveja KIRIN ICHIBAN SHIBORI (Primeira Prensagem). E ainda tem um nome familiar com o sake AZUMA KIRIN de São Paulo. Isso mesmo. Os dois são irmãos. E sabe quem é o pai ou a mãe. (foto 5)


Em 1885, lá no Japão, um senhor chamado Heigorô Shouda que havia fundado uma cervejaria, a Japan Brewery Company e 3 anos depois criou o rótulo chamado KIRIN, pois muitas cervejas importadas do ocidente tinham rótulos de animais como lobos e gatos. Então Shouda, diretor da empresa Mitsubishi, pensou: “Vamos ter um animal também, com a cara do oriente.” E ainda com medo de plágio, tem um segredo na marca (foto 3)


O KIRIN é um animal mitológico da China e apesar da sua aparência é o símbolo da generosidade, graça e atenção, nunca pisando em vegetação e insetos vivos. Considerado o Rei dos Monstros, a escultura do KIRIN está presente no Santuário Nikkô Toshogu e em vários templos do Japão, oferecendo proteção.


Sua aparência é bem curiosa (foto 4). Vem comigo:


Tem corpo de Cervo

Tem manchas iguais a escamas

Casco e crina de um Cavalo

Tem dois chifres

Rabo de Boi


Não é um bicho familiar? Vou contar outra história.


Em 1907 outro senhor chamado Chiyomatsu Ishikawa era o diretor do Zoológico de Ueno em Tokyo e adquiriu 1 casal desse animal. Só que por causa do tamanho dele, não tinha como transportar do porto de Yokohama até Tokyo, por conta de 2 túneis e uma ponte Frateschi, aquele de arco de metal em cima.


Então tiveram de leva-los de barco até o bairro de Shimbashi e depois com uma enorme carroça.


Estamos falando da Girafa (só errou o pescoço). Foram passeando de carreata pelo centro de Tokyo.

3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page