top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Karaague de Frango


Quem não conhece o KARAAGUE 唐揚げ que atire o primeiro frango!! É… não entrou. Desculpe @sucrilhos. Em quase todos os bons izakayas do Brasil, servem o franguinho frito com uma casquinha bem sequinha.


Em muitos sites, dizem que o KARAAGUE é só de frango e também podem ser chamados de TATSUTAAGUE 竜田揚げ. Não é bem assim. O processo de fritar legumes, verduras e pescados com óleo já acontecia no período Heian, há muito tempo mesmo e não era chamado ainda de Karaague.


Só em 1933, o restaurante MIKASA KAIKAN 三笠会館 no charmoso bairro de Guinza em Tokyo, resolveu usar o frango ou chamado de WAKADORI 若鶏 em japonês.


Um belo dia, quando as coisas não iam bem na cozinha, um dos cozinheiros teve uma ideia de fritar o frango. Em princípio todos discordaram, pois não teria como fritar algo tão grande e caro. E mesmo que cortasse, ficaria bem feio.


Então ele lembrou de uma itens que compõe o SHÔJIN RYÔRI 精進料理 que eram pedaços pequenos de Tofu com uma massa fina e frito, chamado de KARAAGUE 唐揚げ ou na tradução livre de “China (Dinastia Tang) Frita”.


Então, desossou todo o frango, temperou, fritou com uma massinha e deu muito certo. Foi chamado de WAKADORI NO KARAAGUE 若鶏の唐揚げ e com o tempo, como vocês sabem, foi virando apenas KARAAGUE.


Mas não está errado em dizer que KARAAGUE pode ser de outro ingrediente, tá bom? Comi uma vez em Guinza, um de Baiacu.


O TATSUTA AGUE 竜田揚げ tem outra receita e condimentos na massa e amido que outro dia eu conto pra vocês.

15 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page