top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Kappabashi


Desde criança, quando viajava ao Japão e para variar sempre com fome, uma das diversões era escolher qual prato e onde comer? Através dos cardápios que estão expostos na entrada de cada comércio? Não. Olhando os SHOKUHIN SANPURU 食品サンプル que são as “Amostras de Comidas” feitas de cera e silicone. Os famosos pratos fakes que “Ilustram” a comida.


Tudo começou em 1903 quando o SHIRAKIYA 白木屋 se tornou a primeira cafeteria em uma loja de departamento, 20 anos depois já erguia uma casa independente de 2 andares, com elevador e tudo.


E para não perder tempo e staff para pegar os pedidos, foi a primeira casa que começou a cobrar o consumo na entrada, E para isso, precisava de um menu. Ao invés do tradicional cardápio de papel, foram expostas numa grande vitrine, amostras de todos os pratos servidos.


Só que havia um grande problema. Pratos como o Ramen, o caldo engrossa e a gordura flutua dando um aspecto de oleoso. As frituras como o Tonkatsu, Tempuras murcham e não agrada quem está justamente escolhendo o que comer.


Então, um profissional que modelava órgãos humanos para as faculdades de medicina, foi procurado para ver se conseguia solucionar a questão. Usando parafina e cera, fez vários moldes e coloriu com tinta e resina.


Como tudo no Japão, quando algo faz sucesso, brotaram empresas especializadas em alimentos fakes para vitrines.


Em 2017 quando levei o Circuito do Sake, passamos pela famosa KAPPABASHI 河童橋, o bairro de utensílios de cozinha e claro, tem várias lojas dos fakes.

E não são só pratos, mas bebidas e os pescados “in natura”.


Alguém já viu um desses?

8 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page