top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Kaizen


Em uma semana ouvi de 2 pessoas a seguinte frase: “Sempre buscar o KAIZEN.” E pelo que eu lembro, KAIZEN 改善 não tinha um significado tão expressivo mas que é louvável.


Então partimos para a pesquisa mais a fundo e encontramos 3 tipos. Até pensei:


“Mas não é possível. 3 métodos de escritas diferentes, 3 tipos e a mesma pronúncia." Por isso que não dou aula de idioma japonês.


Bora lá ver:


1 - KAIZEN 改善 escrita em Kanji (ideograma) significa:

“Transformar uma situação errada em correto.”

Seria algo como corrigir um método, processo, qualquer coisa abstrata. Não é bem consertar algo.


2 - KAIZEN カイゼン escrita em KATAKANA significa:

“Nunca se acomodar com o presente, mesmo que satisfeito correr atrás se tem algo para melhorar e continuar fazendo isso.

É aquele teimoso que quer espremer se não tem algo que possa ficar melhor.


3 - KAIZEN escrita no nosso alfabeto romano “KAIZEN” (ora vejam só)

É a mesma coisa do 2 segundo, da busca contínua da perfeição só que para o estrangeiro. Na verdade é assim. Quando traduzido do KAIZEN de Kanji para o inglês ficou “improvement” que seria uma simples “melhoria”. Os japoneses achavam que não tinha uma boa profundidade na palavra e adotaram a pronúncia em japonês mesmo. Assim como OMOTENASHI e IKIGAI, melhor assim que criar um significado de 3 linhas.


Que coisa! Então o que muitos podem e devem seguir é sempre buscar melhorar, se possível procurar atrás problemas para discutir e solucionar a vida, o trabalho e o sentimento.


Muitos podem estar neste momento pensando: “E DAÍ? Isso né é óbvio?” Sim. Quantas coisas óbvias que não se pode fazer que o ser humano faz? Comete crime, traição, quer burlar as regras, fuma sabendo que faz mal, e por aí vai. Mas não é bem isso que estamos vendo.


O verdadeiro vilão do KAIZEN é a preguiça ou a falta de "fôlego" ou ânimo. Para tudo na nossa vida, seja em casa ou no serviço, temos problemas. O que a gente não vê e o que percebemos. Então vem a preguiça e diz no seu ouvido:


“Ah, deixa pra alguém resolver isso. Você não é pago para isso.”


Aqui é que se divide quem é bom e quem fica no time do “resto”. Fazer algo que ninguém faz é o que difere dos fracassados. Se acomodar com o problema e o pior, passar a achar o problema como se fosse normal.


Então o cara que segue o KAIZEN parcial já é muito bom, pois detectou o problema a foi resolver. Esse é o sentido de corrigir algo que é do primeiro significado escrito com Kanji.

Aí tem a pessoa que segue o KAIZEN COMPLETO, escrito em Katakana que “procura” problemas. Não tem um ditado no Brasil: “Quem procura acha.”? É isso. Procura problemas ou algo que possa melhorar.


Esta é a filosofia da montadora TOYOTA no Japão. O KAIZEN não é um pensamento que “acompanha” o serviço e sim o coração do trabalho. Muitas vezes um certo produto que já poderia ter sido lançado, fica na espera para ver se existe algo a melhorar. É o pensamento do “Vai que tem algo que escapou'' e não ficar lançando carros toda a semana e depois encalhar tudo.


Eu sempre faço revisão de tudo que faço no meu trabalho. O normal de fazer uma reunião tensa é quando acontece um problema. É óbvio. Só que eu faço reuniões quando algo dá certo, pois quero repetir. Procuro o: “Porque deu certo?”


O famoso método “5Ss” da organização faz parte do KAIZEN. Para achar um problema e corrigir ou procurar melhorias, antes precisa estar tudo em ordem.


Entenderam porque o KAIZEN tem profundidade? Que não é apenas uma melhoria? Busque sempre melhorar, se aperfeiçoar, aprender, praticar e se desafiar. Tudo isso longe dos olhares dos outros, pois vão te encher o saco para largar. Ninguém quer ver os outros melhorando e ficam falando:


“Deixa pra lá que alguém vai resolver. Não sou pago para isso.”

“Todo mundo faz (errado), então foda-se”

“Não importa o problema, o importante é que deu certo.”

“Problemas, todas as empresas têm. É normal. Não liguem"

“É tudo culpa dessa empresa, desse governo, do país, de Deus (e não a minha).”


Para finalizar, por mais que seja uma busca contínua, não precisa ficar 24 horas correndo atrás disso. Na publicidade, fazer nada se chama “Incubação”. No mundo do sake também tem fases que você deve deixar a natureza ou o tempo ajudar na produção.


Você precisa viver também e de outros cantos da sua vida, surgem boas dicas para aplicar no serviço. Por isso, grandes mestres fazem a pratica de atividades que não tem relação ao seu ofício. Vão acampar, pintar, artes marciais, escrever, dançar, etc.


36 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page