top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Kagami Wari


Nós que trabalhamos com Sake, somos obrigado a conhecer a palavra KAGAMI HIRAKI ou KAGAMIBIRAKI 鏡開き. É a cerimônia da “Abertura” da tampa do Barril de Sake em grandes eventos. Os responsáveis ou homenageados na festa , cada um com seu martelo, dão um golpe na tampa para romper a tampa de madeira.


Assim como o KAGAMIBIRAKI é um ritual para comer o KAGAMI MOCHI. Explico.


Comecemos pelo KAGAMI que é “Espelho”, mais conhecido como a “Morada de Deus”, já que ele te mostra a verdade. Assim são 2 Mochis, um em cima do outro.


O MOCHI é feito de Arroz, item sagrado e iguaria no Japão consumido somente em festas religiosas. Então seguindo a história do KADOMATSU (nos posts anteriores), o TOSHIGAMI é recebido na casa e oferecido o MOCHI, em troca de 1 ano repleto de coisas boas na família.


O KAGAMI MOCHI deve ser deixado enfeitado até o dia 11 de janeiro e depois se come. Com um pano umedecido, limpa-se toda a parte externa e depois porciona o mochi em pedaços com as mãos ou utensílios de madeira. JAMAIS USE FACA.


O grande motivo que leva o nome HIRAKI que é “Abrir” é justamente para evitar o uso de KIRI que é Cortar. Em tempos feudais, o KIRI era tido como ato cruel já que as Espadas tiravam a vida das pessoas. Então se evita o verbo e o ato de Cortar em eventos festivos.


Por isso, a cerimônia da Abertura do Barril substitui o “Cortar a fita” que acontece em grandes eventos no ocidente. Quanta coisa, né?


Bom, meu KAGAMI MOCHI está na Adega de Sake, para que o Brasil muito mais sakes!

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commenti


bottom of page