top of page
Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Kaedama


Já ouviu falar em KAEDAMA quando você foi comer um RAMEN? É o serviço que as restaurantes especializados oferecem uma segunda rodada de macarrão e aproveitar o resto co caldo.


Soa um pouco estranho para quem não conhece esse sistema, pois a gente fica com a impressão do caldo já estar mais ralinho. Muito pelo contrário. O Dashi já absorveu os sabores dos legumes, da carne, do ovo, dos condimentos, etc.


Só que esse sistema é muito mais comum com os ramens de Hakata, criador desse procedimento. Para quem já se deliciou os rámens do BARIKOTE RAMEN MARU (@tonkotsulovers), reparem que a tigela é bem menor e o macarrão é bem mais fino que os outros.


Também há a diferencial de perguntar o "ponto" do macarrão, ao cliente. Diante desse ponto do macarrão, as casas de Hakata, servem em "pequenas doses". Então, o cliente ao terminar de comer a primeira dose, é oferecido do KAEDAMA. Em algumas casas o primeiro Kaedama pode ser gratuito ou cobrado, só que bem mais barato que o ramen todo.


E o legal, é reparar nos vários temperos e molhos à sua disposição. Tem a conserva de gengibre Benishoga, Shoyu, gergelim, óleo de gergelim, etc. Ou você mesmo pode solicitar o Kaedama. Daí o garçom ou o cozinheiro leva a sua tigela, prepara o macarrão e te serve de volta.


E eu que frequento a província de Fukuoka, cujo a capital é Hakata, desde os meus 5 anos de idade e achava que todo ramen era fino. Depois fui conhecendo os outros tipos de macarrões.


Embora esse serviço fosse uma exclusividade nas casas de Hakata, mas foi se espalhando por todo o Japão.


E aí, já comeu um ramen de Hakata?

8 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page