top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Jûbako

Quem é da colônia japonesa ou conviveu com famílias japonesas já devem ter ouvido o termo IPPIN MOCHIYORI 一品持ち寄り ou “Visitar com um produto” na tradução literal e “Traz um prato (para a festa)” na nossa linguagem. Lembra daqueles esquemas que as moças levavam pratos de doces e os rapazes levam pratos de salgados? Ou alguém levava bebidas?

(Jûbako com SEKIHAN)

Se o prato já é uma encomenda de um restaurante ou de catering, já leva da mesma forma que foi embalado. Agora se for algo que você fez na sua casa, as famílias japonesas costumam usar o JÛBAKO 重箱, as caixas de melamina, todo desenhado com ornamentos japoneses.


Tem de diversos tamanhos e de vários andares. Óbvio que você pode usar só a quantidade das caixas necessárias. Em casa tem um monte. Dona Emiko gostava dessas coisas e de cozinhar.



Fazia os seus quitutes, tampava e embrulhava com FUROSHIKI 風呂敷. Se tem algo econômico e elegante é o tecido fino que embala qualquer coisa de diversas dimensões.

Então você leva o seu prato e no destino já vai assim para a mesa e todos desfrutam das comidas. Depois que acaba, o anfitrião deve saber “devolver” o JÛBAKO. Lava a caixa com a parte macia da esponja, pois risca fácil e seca, tampa, embrulha novamente no Furoshiki e devolve para a visita.


Se sobrou alguma comida, faz o Moriawasse da comida de vários pratos e entrega ao convidado. Assim evita aquele monte de tupperware que vai e nunca volta HAHHAHAHAHAH


Existe o lado inverso. Você faz um pedido de Sushis no Japão e vem naquele SUSHI OKÊ e também depois de servir, deve “devolver” limpo e deve ser deixado na porta da sua casa, para que no dia seguinte o entregador possa buscar.



O @omotebako do @tadashi_shiraishi fazia esse estilo de serviço. Entregava o JÛBAKO com um Edomae Kaiseki e o cliente recebia as instruções para a volta. Falando em volta, o Itamae já disse que voltará o serviço e novo estilo! Aguardem!



E aí? Você já teve esta experiência? Tem um JÛBAKO da sua família?



51 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page