top of page
Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Izakaya Otoshi


Pelas andanças dos botecos japoneses da parte mais baixa de Tokyo, daqueles que não vão os “Minato Limers” engravatados, sempre encontro algo que me surpreende. Não é muito difícil me encantar. Basta servir um bom prato e ter um preço justo.


E em cada izakaya raiz do Japão é algo que me surpreende. Numa mesma região já tem pratos diferentes, o que dirá em outras regiões do Japão.


Pensando nisso, eu folgadamente, cheguei no balcão do @toshiakuta do novíssimo @otoshi.izakaya e: “Toshi pega a parte mais gorda do Atum, Torô ou Chûtoro que tiver, pica ele com ódio, corta um cubo de Tofu firme, cebolinha picada e rega com um molho secreto.”


Enquanto isso, pedi para “regar” o pessoal que estava no balcão e nas mesas, uma dose do sake MIyako Homare por conta do Adegão.


Eis que ficou pronto o prato que nem tem nome, provei e estava bem bom. Claro que não estava do jeito que comi no Japão, mas nem dá. Então preciso voltar mais algumas vezes até chegar no ponto.


Mas o ponto que queria chegar é que os izakayas são redutos de bons bebedores e petiscos são servidos de acordo com o que o cliente quer. Para isso, a casa precisa estar atenta para sugestões e opiniões. E o Toshi permitiu que eu fizesse essa brincadeira no balcão dele.


Em toda a história do Japão, muitos pratos famosos nasceram de sugestões como o FUTOMAKI 太巻き e o GUNKAN 軍艦.


Então vai que…

17 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page