top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Inspiração de outro lugar


Esses dias tava conversando com um grupo de Sushi Shokunins e veio o assunto de arranjo de flores, o IKEBANA 生け花. É arte de formar arranjos de elementos florais, folhas, galhos, pedras, frutos, para ser contemplado em residência, empresas, entidades religiosas, em tudo que é lugar que se possa imaginar.


Então o grupo começou: “Não entendo nada de montar essas flores. Nós que somos da arte do sushis, é um universo distante.”


Pronto, lá vai o Adegão se meter na conversa.


Perguntei se os 5 praticavam alguma arte marcial. E todos treinam Jujitsu, Judô e Karatê. Então eu disse:

“Na arte marcial de vocês, ou tem JUTSU 術 que pode ser entendido como “Técnica” ou DÔ (ou Dou) 道 que é “Caminho (da Arte marcial). Saiba que o IKEBANA é a técnica e o KADÔ 華道 é o “Caminho da Flores.”, assim como o SADÔ 茶道 é o “Caminho do Chá”.


Os grandes ITAMAES 板前 do Japão e em Kyoto é quase que obrigatório saber os princípios do KADÔ e saber preparar a cerimônia do chá. Eu mesmo quando estudei o idioma japonês no SHOHAKU (Hoje Oshiman), tivemos aulas das duas artes. E realmente é um mundo. Sò que esses mundos se cruzam trazendo segredos e chaves para o seu ofício.


Dicas e respostas que vêm de lugares inusitados. Então continuei a explicação para os 5:


“Reparem no arranjo de flores e quando vocês montam o prato de Sashimi. Desde a louça que você precisa se preocupar. Nunca o recipiente pode se destacar mais que o conteúdo. A forma do corte de peixes, os vermelhos e gordurosos, você posiciona para trás e em pé. Os mais brancos, deitados na frente. Orna com os TSUMAs e os KENs. Decidir se o corte será SOGUIZUKURI, HOSOZUKURI, HIRA, HIKI, KAKU ou USUZUKURI. Para tudo existe um conceito estético e de arquitetura.”


E ambas as artes, são OMOTENASHI. Existem muitas técnicas para que as pessoas contemplem olhando e saboreando.


Quem que é da cozinha já assistiu uma aula de IKEBANA?

4 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page