Muito se fala sobre esta raiz verde, muito se criou polêmica em cima do WASABI. Recentemente muitos jornais falaram que a raiz-forte ralada servida em quase todas as casas não é WASABI.
E tem uma certa razão, pois o que se usa mais é a Armoracia rusticana (Em japonês SEIYOU WASABI, em inglês HORSE RADISH). O Wasabi Japonês é o Eutrema japonicum (em japonês HON WASABI, em inglês JAPANESE HORSE RADISH). Apesar de gêneros diferentes, ambas são da mesma família Brassicaceae.
A tradução do SEIYOU WASABI é “Wasabi do Ocidente” e mais de 80% é cultivado no estado de Illinois nos EUA, embora seja nativo da Finlândia e Europa Oriental (foto 2). Sua cor é creme, muito picante e bem barato em comparação ao WASABI JAPONÊS.
O HON WASABI é nativo do Japão e ainda subdividem em várias espécies. São cultivados nas províncias de Shizuoka, Nagano, Tokyo, Yamanashi, Shimane, Iwate e Nara (foto 3) E dentre todos, o HIKIMI WASABI (Masuda, Shimane), AZUMINO WASABI (Azumino, Nagano) e UTOUGUI WASABI (Shizuoka) são considerados os 3 maiores. Fora do Japão, se planta na Nova Zelândia, China, Coréia, Taiwan e também se encontra em estudo no interior de SP.
O termo WASABI hoje ´escrito em Katakana ワサビ, mas tem o seu kanji escrito assim: 山葵. E o seu significado entre várias teses é retirar as sílabas destacadas de: “WA”ru “SA”wari hi”BI”ku, que significa Mal, Perturbar e Dor, definição da Raiz que é bem ardido e parece entorpecer o nariz de tão impactante, registrado no livro de medicina no período Heian no ano 918 d.C.
O HON WASABI depois de colhido e lavado, rala-se no Ralador com pele de tubarão. Assim a raiz te oferece, umami, dulçor, amargor e picância. Já a raiz forte em pó e em tubo são feitos com o WASABI DO OCIDENTE, adicionado a Mostarda em Pó e corante verde. Você pode encontrar latinhas ou sacos de 1kg.
Só precisa atentar para os WASABI em tubo. De acordo com a Associação de Produtores de Wasabi Processado, alguns Tubos que estão rotulados como 本わさび入り HON WASABI IRI, devem contar mais de 50% da Raiz Japonesa. (guardem a foto 4)
Comments