top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Gunkan Maki


Você sabia que o GUNKAN MAKI 軍艦巻 nasceu por um acaso e graças à um cliente? Pois é. Um belo dia em 1941, em um restaurante chamado KYUBEI em Guinza, o habituè da casa disse: "não tem uma novidade não? Por exemplo um IKURA (Ovas de Salmão)."


Pois é, na época, os NIGURIs eram feitos somente com peixes e crustáceos. Ovas ou ingredientes que não tem como prensar não eram servidos. Então o Sushi Shokunin chamado Toshiharu Imada, quebrou a cabeça para tender o desejo do cliente. No máximo o Ouriço podia ser colocado em cima do bolinho do arroz sem prensar. Sò que ele desmancha rapidamente, o que não podia ser servido nos DEMAEs (delivery).


Então, pegando a ideia do Niguiri de UNI, colocou-se uma fatia de nori, envolveu o bolinho criando uma cerca e foi possível colocar as ovas de Salmão de Peixe-voador, barrigada de Centolla, Mattô, etc.


Ainda encheram o saco do Imada pelos sushi shokunin conservadores caga-regra, em 1941.


O nome GUNKAN é que o formato ovalado do sushi visto por cima, lembra um Navio de Guerra.


Vale lembrar que já vi em muitos cardápios e jornalistas escrevendo GUNKA, que a tradução pode ser "Hino Militar".


E já repararam em algumas casas como o @sushi_hamatyo em SP, sempre tem 2 molheiras de Shoyu. 1 que é o normal para servir o molho de soja no pratinho. Outro tem uma borrachinha na tampa que ao apertar solta-se gotas de Shoyu. Esse é o que você usa para temperar o GUNKAN, já que não dá para virar. Vende na Daiso, que eu vi.

5 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page