top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Gastronomia em Quadrinhos


Desde pequeno, meu pai de Mie e minha mãe de Fukuoka, sempre quis que eu estudasse o idioma japonês. E não bastava só a escola japonesa. Meus pais mandaram trazer o vídeo cassete Betamax e uma TV que na época, os aparelhos do Brasil não eram compatíveis aos aparelhos de fora.

E uma das fitas que minha mãe sempre alugava no subsolo do Top Center na Paulista, era os ANIME アニメ, do inglês “ANIMATION” para desenhos animados japoneses como o DORAEMON. Assim, aos poucos aprende a falar, timing e a velocidade do diálogo.

Quando fui ao Japão, filho único, primeiro neto da família, eu era o Diabo em forma de criança. Exceto, quando comecei a ler os MANGÁs 漫画. Um silêncio profundo que parecia que eu morri. Minha avó gostou tanto que comprou a coleção de 37 volumes. Acho que eu bagunçava mesmo.

E até os dias de hoje, eu com 46 anos, continuo lendo os quadrinhos japoneses. MANGÁ 漫画 quer dizer “Desenhos Cômicos”, assim como o MANZAI 漫才 é a “Comédia interpretada” ou mais conhecido como Comédia Stand Up.

E como sabem, o Japão é o país desses quadrinhos. Toneladas de tipos, coleções, personagens, desenhistas a ponto de ter um Museu do Mangá em Kyoto. Como se não bastasse novos títulos que brotam todos os anos, ainda tem as lojas que guardam e vendem acervos antigos, nos subsolos de Shibuya e Akihabara em Tokyo. (foto 3)

O mais legal dos quadrinhos, é que existem universos mais isolados, como coleções de um tema específico, o que inclui a gastronomia. Quadrinhos sobre Sushis, Pescados e Pesca, Washoku, Doces japoneses Wagashis e Sakes (foto 1)

Eu mesmo tenho vários. 3 títulos sobre Sakes que totalizam 24 volumes e sobre o Washoku chamado AJI ICHIMONMÊ com 43 volumes (foto 2)

Olha, se dependesse de livros só com texto, esses volumes no mínimo dobrariam. O MANGÁ acaba resumindo muitos detalhes. No Japão tem até temas jurídicos em quadrinhos.

No ocidente, ainda os quadrinhos tem a lembrança dos Gibis com a imagem que seria destinada somente para as crianças e jovens.

E você gosta? Qual MANGÁ você já leu? Conta pro Adegón.


35 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page