top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Furikake


Me divirto muito lendo comentários (embora demore para responder) e aproveito para fazer post. Vi o que o @japonesdocolchao dizendo que tem medo de eu criticar quem come gohan com FURIKAKE de Pokemon HAHAHAHAHAHAH.


Muito pelo contrário! Eu mesmo como Furikake para crianças, pois tem menos quantidade e assim reduzo o gohan (porque ando comendo demais).


Agora, sabem o que é um FURIKAKE ふりかけ? Vem do verbo FURIKAKERU ふりかける que são dois atos em um. FURI é “Cair (do alto)” e KAKERU é “Cobrir”. Acho que para a gente é “Polvilhar”.


E quem inventou esse “tempero” como os brasileiros chamam foi o SUEKICHI YOSHIMARU, um farmacêutico na província de Kumamoto em 1913 no período Taishô. Percebendo que a população estava com insuficiência de cálcio e pegou um monte espinhas da Sardinha e triturar até virar pó. Para quem não curtia muito o cheiro do peixe, ele adicionou alga Aonori e gergelim.


O novo produto virou um sucesso que ganhou o nome de GOHAN NO TOMO ご飯の友 ou “Amigo do Gohan” e comercializado até os dias de hoje pela empresa FUTABA na mesma cidade.


Depois o pózinho foi ganhando o país e vários nomes nomes como SHOKUTAKU NO TOMO (Amigo da Refeição), ENSOKU NO TOMO (Amigo do Passeio), RYOKOU NO TOMO (Amigo da Viagem), etc. Só que todos esses nomes foram registrados como produtos de empresas privadas.


Então, em 1959, surgiu a Associação Nacional do Furikake e o produto ganhou o registro oficial. Assim os vários fabricantes correram para mudar o nome para FURIKAKE.


Hoje a quantidade de produtos é um número surreal e tem de tanto sabor como Yakiniku, Sukiyaki e não só pode ser colocado no Gohan, como em massas e em qualquer prato que possa dar uma finalização saborosa.


E claro, para que a molecada coma algo, as empresas gastam uma fortuna para usar a imagem de personagens de Anime para estampar nos pacotinhos.


E você, gosta de furikake de qual sabor?

17 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page