top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Filtração do Shoyu


Você sabia que, desde o preparo dos ingredientes até a maturação do Sake e do Shoyu tem o mesmo período de produção e alguns bons Shoyus demoram mais de 1 ano?


Em 2020 tive a oportunidade de visitar uma fábrica de sake KAGAMIYAMA em Saitama, pertinho de Tokyo. E na mesma propriedade no prédio ao lado, funciona a fabricação dos Shoyus MATSUMOTO.


O local é escuro, um silencio, uma paz. Um perfume de torrado, doce, um chocolate amargo, um arroz torrado, chá verde integral, um misto de aromas de caramelo. Poderia passar horas lá dentro lendo um livro.


Basicamente o processo é semelhante ao do sake em várias etapas, Maltação da Soja cozida a vapor e o Trigo torrado, Levedura e Sal no Shikomi, Fermentação e Maturação, Filtração e Pasteurização.


As fotos mostram o processo da prensa do mosto do Shoyu. Vem todo um creme de shoyu bruto pela mangueira e despejado em cima de tecidos e vai fazendo sanduíches de Moromi e empilhando.


Conforme o peso de próprio produto, vai se escorrendo o NAMASHOYU (Shoyu Cru) e toda a massa sólida fica no tecido. Depois desce a prensa e achata a massa e tira todo o líquido. Finalizado fica apenas o bagaço do Shoyu.


Claro o maluco que escreve esse texto que parece uma criança, perguntei se posso comer o pedaço seco que sobrou. Sei lá se tem mais pessoas que pedem isso, não houve nenhuma resistência.


Olha, recomendo para as pessoas que não tem pressão a comer um pedacinho de nada com uma boa tigela de gohan. É SALGADO PRA CACETE!! Mas muito gostoso!!


Sensacional essa visita na produção de Shoyu. Já havia visto a maturação e e fermentação. Mas a filtração foi a primeira vez.


Lembrando que a produção de Shoyu pode demorar q ano. Use o molho com uma certa moderação.

3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page