Quando estudei Sociologia uma matéria me causou um enorme impacto. Aculturação, quando pessoas ou povos se encontram num choque de culturas. Daí fica aquele dilema: "Qual, quando e onde seguir"
Explico. Estava eu no @hiddenby2ndfloor saboreando um ótimo Ramen e desde que me conheço por gente, sempre comi o macarrão fazendo barulho. Em japonês esse ato se chama SUSSURU (Tragar, Sugar). Daí a pessoa que se sentou do meu lado no balcão me olhou com desprezo. E eu, uma pessoa madura e com uma certa educação, olhei pra ela com o macarrão pendurado e suguei fazendo barulho....pensei em fazer.
Quando conversei com especialista em Ramen, ele disse: "Você que é sommelier, não suga a bebida fazendo barulho? (não o tempo todo) No Rámen, existe uma finalidade de checar o equilíbrio do Dashi e a gordura quando entra o ar na boca. Também tem o retro-odor quando o aroma escapa pelo nariz. Claro que ainda tem o fato de que o caldo estar bem quente e puxa o ar para resfriar um pouco a boca."
Eu achava que era a coisa mais normal fazer barulho, mas fora de casa tento ser mais discreto. Em casa, como o macarrão como se fosse uma mangueira de aspirador solta HAHAHAHAHAHAH. Por mim, tudo bem fazer o não barulho fora do Japão.
O que acho polêmico é que os japoneses tentam mudar uma cultura de todo país, só para agradar os estrangeiros que visitam o Japão que acham um nojo chupar o macarrão. Tem até o termo Noodle Harassment onde os japoneses estão evitando este ato. Será que um dia, os italianos vão passar a comer macarronada com hashi, só para agradar os asiáticos? Tenho certeza que não e nem deveriam.
Agora vamos combinar que existem limites. Não precisa também chupar o macarrão de forma obscena. Assim como quem aprecia a bebida também é mais discreto no som.
Complicado, né? Sei que não tem certo ou errado, ou só para um lado. Sei lá. O que acham? E não julguemos.
Комментарии