“Adegão, a faca de sashimi YANAGUIBÁ deve ser a mais antiga, por parecer uma Katana, né”
Vixe, pior que não. O YANAGUIBA 柳刃 entre as facas para cortar Sashimi é o último. Mas sim, devido à KATANA 刀 as facas tinham quase o mesmo desenho lá período Nara nos anos 700 e bolinhas. Com o tempo surgiu o KATAN HOUCHOU 刀包丁 que continuava o mesmo desenho da lâmina, porém com o cabo mais curto, existindo até a metade do Período Edo.
Surgiram outras facas até então, mas no final do Período Edo (1865), já aparecia o SAKIMARU TAKOBIKI HOUCHOU 先丸蛸引き包丁 que lembra bem uma espada. Esse nome veio depois com a tradução de “Faca de ponta redonda, para fatiar (tentáculos) de Polvo”. É usado para fatiar sashimi de qualquer peixe.
Só que com a restauração Meiji e como sabem o Samurai e as espadas foram banidas, as facas com o mesmo desenho sumiram, embora não existisse nenhuma lei impedindo. Para não ser confundido como uma arma, forjadores cortaram a ponta, deixando o quadrado.
O problema desta faca é que a lâmina é reta, pois usavam em épocas que abriam peixes em salas de tatami e sentados. A partir do momento que passaram a fazer esta tarefa em pé e na cozinha, precisavam de uma faca mais curva. Eis que surge em Kansai, o YANAGUIBÁ, na metade do Período Meiji.
Nos dias de hoje, as facas de Sashimi disponíveis no mercado são essas:
SAKIMARU TAKOBIKI TAKOBIKI KIRITSUKE YANAGUIBA KENGATA YANAGUIBA KENGATA SAKIMARU YANAGUIBA FUGUBIKI YANAGUIBA
E cada um deles pode variar de comprimento, pureza e dureza da lâmina, cabos diferentes. Aliás, o cabo é uma peça com a mesma importância da lâmina. Lá que você calcula ângulo e força.
E prefiro muito os cabos octogonais. E vocês?
Comments