top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Faca Santoku


E chega mais uma mensagem de seguidora (ultimamente pareço um SAC).


“Adegão, adorei o post das facas. Agora uma leiga como eu, é legal investir em tantas facas? Um para Sashimi, outro para cortar osso, etc.”


Bom, depende do quanto você gosta de praticar, assim como qualquer coisa na vida. Não compraria um tripé para câmera de 3000 reais para tirar fotos de vez em quando.


Assim como muitos profissionais não usam ou tem todas as facas da gastronomia japonesa. E até entre profissionais escolhem a faca de sashimi independente da “função”.


Por exemplo, a mais conhecida faca para Sashimi, o YANAGUIBA 柳刃 é usado amplamente por muitos Shokunins pelo mundo. Uma faca que é bastante usada em Kansai, muitos em Kantô usam o TAKOBIKI 蛸引 para Sashimis. TAKO é “Polvo”. Se fosse seguir à risca, seria uma faca para cortar os tentáculos de polvo cozido.


Eu mesmo quando cozinhava nunca tive facas japonesas e sim os nacionais de cabo branco. E com o tempo e amolar bem as lâminas, a faca teve várias funções, exceto o Sashimi. E uma mesma faca de Sashimi japonesa disponível no Brasil, é vendida a partir de 200 reais e vai até 5000 e poucos reais.


Para o dia a dia eu uso o SANTOKU 三得 que corta carne, peixe e legumes. SAN é o número “Três” e TOKU seria “Vantagem, funções”. Depois da Restauração Meiji quando a carne bovina passou a ser consumida no Japão, os europeus deixaram a faca nomeada em japonês de GYUTÔ 牛刀 = “Faca (para cortar) Boi”.


Só que mudar o hábito de um país inteiro que consome muitos peixes e vegetais, em 1940 foi criada a faca SANTOKU que tem a ponta do GYUTÔ que corta a carne de animais, corpo do NAKIRI 菜切 para vegetais e traseira tem o peso de um DEBÁ 出刃 que corta os ossos.



37 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Kommentare


bottom of page