top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Etiqueta na sala de tatami


Há 20 anos, Seo Iida mandou fazer uma sala de tatami (com “i” e não com “e”) ou chamado de OZASHIKI お座敷 em um dos quartos de casa. E segue todos os parâmetros da decoração nipônica e a dimensão da sala 6 JOU 畳 ou sala com a dimensão de “6 TATAMIs”, onde cada um tem a dimensão de 91 cm por 182 cm.

Como vários posts sobre a gastronomia japonesa até hoje, podem perceber que existem várias nuances e sinais significativos sobre o serviço de um restaurante tradicional. E a construção de uma sala OZASHIKI também deve seguir certos padrões.

Hoje falo sobre esta sala presente em RYÔTEIs 料亭 e RYOKANs 旅館, que podem ter vários tamanhos. Só que o que não pode desobedecer de jeito nenhum é a posição do TOKONOMA 床の間.

Quem se formou SAKE EXPERTs da JSA sabem o quanto é importante este “cantinho”. Sim, literalmente é um canto com um pequeno lance elevado, que pode ser de madeira ou tatami, onde ficam expostos Ikebana, jogo de katanas e um Kakejiku, um "pergaminho" com escritas em caligrafia japonesa.

Muitos clientes e turistas acham que é o lugar para guardar malas, bolsas e casacos, mas trata-se do lado mais importante do ambiente. Não pode ser pisado ou sentado.

O convidado mais importante, deve-se sentar o mais perto do TOKONOMA e assim vai descendo a hierarquia. O mais novo da turma, se senta perto da porta. Essa é a etiqueta que vem desde o passado, onde o samurai mais jovem era o único que entrava com a espada longa para usar em uma eventual invasão da sala e ele precisa defender ou ganhar tempo, enquanto os outros ocupantes fujam.

Já nos dias de hoje, este posicionamento serve para as NAKAIs 仲居 a quem deve servir primeiro na mesa, começando pelos Sakes. Somente na hora da conta, será entregue à pessoa perto da porta.

Vocês sabiam disso?


46 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page