top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Esperma de Peixe


E 2023 e começando a responder as perguntas que foram acumulando aqui que não consegui responder por estar preparando os cursos de sake. Bora ver.


“Adegão, vi um post onde fala sobre Esperma de um peixe, que mais parece um cérebro. É esperma mesmo? Daquele tamanho?”


Claro que não. É como falarmos sobre o Karasumi que mais parecem 2 bananas secas. Dentro da bolsa se encontram centenas de milhares de ovas. Assim como muitos chamam de Ovas de Ouriço, na verdade são gônadas. Sim, na fêmea tem o RANSOU 卵巣 que traduz como “Ninho das Ovas” que contêm mesmo as ovas, e nos machos tem o SEISOU 精巣 que tem as espermas.


No caso dos peixes, a bolsa de espermas ou mais conhecido como testículo fica logo acima do aparelho digestivo e abaixo da bexiga natatória. No comércio é chamado SHIRAKO 白子 que literalmente se traduz “Crias ou Filhos brancos”, sei lá para não causar espanto. Há quem traduz como “espírito branco”.


Mesmo entre os japoneses causa uma certa confusão, já que no meio do Washoku, o kanji de KO 子 é amplamente usado para designar “Ovas” como BORAKO (Ovas de Tainha), KAZUNOKO (Ovas de Arenque), TARAKO (Ovas de Bacalhau), TOBIKO (Ovas de Peixe-voador) e por aí vai. Enfim, vamos é decorar.


Se aprecia muito o SHIRAKO principalmente de Baiacú, Bacalhau, Tamboril e Pargo no Tempura e Nabê. O mais popular é cozinhar na água e comer com Ponzu ao Momiji Oroshi. Claro que cada peixe tem formatos diferentes, mas todos eles brancos e com textura de gelatina por fora. Quando morde, vem o cremoso que espalha pela boca.


Nossa e vai tão bem com Sake, um Junmai Seco até dizer chega!


Quem já provou?

6 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page