top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Enguia não se come crua


Bom dia pessoal!! Estou me recuperando bem depois de romper parcialmente o tendão de Aquiles e de repouso aqui na cama, nessas manhãs frias. Estou adorando…..mentira, odiando não poder andar e trancado no quarto.


O que me anima é poder continuar postando as coisas por aqui. Então vamos falar sobre uma questão que chegou aqui: “Adegão, Unagui pode comer cru?”


Olha, já comi sashimi e niguiri de lula crua, camarão cru e polvo com ponzu ainda “vivos”, pois os nervos ainda estavam em atividade.


Só que o Unagui, a enguia de água doce, não é bom comer ele cru. No sangue das enguias, moréias e congros, contém ictio-hemotoxina que pode soltar o intestino, vermelhidão e dificuldade para respirar.


Não é tão fatal quanto a toxina de uma baiacu, mas quem vai manipular precisa tomar bastante cuidado. Note-se que desde o período Edo, quando o Unagui era chamado EDOMAE, casas de Unagui só mexiam com esse peixe ou uma tábua só para a enguia e evitar contaminação cruzada.


O lado bom da coisa é que a toxina desintegra quando passa dos 70ºC por pelo menos 5 min. Ou seja, grelhando, assando ou cozinhando, pode se consumir com segurança.


Então é bom ficar longe de Sashimi de Unagui cru. Agora se alguém quiser me trazer aqui na cama, uma bom Kabayaki de Unagui, ficarei felizão!

10 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page