top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Edamame


No Japão, a cara metade da Cerveja é o EDAMAME 枝豆 que já agrada pela cor, o verde vivo com o dourado da bebida.


E a sua combinação é fantástica pois no Soja Verde (para dizer que não é madura) contém em cada grão o aminoácido essencial, a Metionina que produz energia no nosso corpo, fortalece o sistema imunológico e estimula o ganho muscular. Com a cerveja ela acelera a decomposição do álcool.


Contém também a Ornitina que mobiliza a gordura do corpo e fragmenta o açúcar da cerveja. Fora que é rico em vitamina A e C, proteínas e evita a ressaca e o cansaço muscular no verão.


SÓ QUE, nem sempre a Soja esteve presente. Os Sakes e Izakayas que dominavam a preferência dos boêmios até o fim do período Edo, começam a perder espaço quando desaparecem os Samurais, os kimonos e surgem os edifícios de alvenaria. Apesar da aparição da cerveja no período anterior, a bebida vem com tudo na segunda metade do período Meiji.


Aparecem os BEER GARDENs em tudo que é canto das metrópoles. Nas ruas, em terrenos baldios e quando não tem espaço, no topo de edifícios comerciais. Os Jardins da Cerveja são mais baratos, decoração mais simples e menos trabalhoso que o Sake


O problema é que, na ingenuidade, mantiveram os mesmos petiscos dos izakayas que só serviam Sake. Kabayaki de Unagui e Tsukudanis doção, Tsukemonos e peixes secos salgadíssimos.


Serviam até Unis frescos. Muitos clientes que bebiam a cerveja, não tocavam na comida. Alguns traziam batatinha frita, amendoim e coisa parecida.


Então veio a Soja que é bastante consumida no Japão. Só que verde e macio, ainda com a vagem grudada no talo. Esse é o EDAMAME, onde EDA = “Caule, galho, talo” e MAME = “Semente, feijão, grão”. Óbvio que no serviço, vai sem o talos.


As sutilezas de sabores do salgado, chama a bebida, o doce combina com o amargo da cerveja. Além de barato, é só cozinhar, temperar com sal e servir sem talheres. Uma maravilha para o comércio!


DICA: Compre sempre as vagens de soja COM O TALO. Uma vez que se tira do caule, cai a qualidade, sabor, dulçor e frescor. Ou compre congelado.

2 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page