top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Dia Nacional do Sushi


DIA NACIONAL DO SUSHI. Em novembro de 1961 no centro de Tokyo, em Tsukiji, foi criada a Federação de Higiene Ambiental do no Comércio de Sushi do Japão, pois novembro é o momento em que o pescado fica mais gordo e a nova safra de arroz já está disponível no mercado, desde de outubro.


Agora o dia mesmo veio a partir desta história. Dentro da 18º peça de Kabuki, Yoshitsune Senbonzakura, existe uma obra chamada SUSHIYA NO DAN. O protagonista “YASUKE do Sushiyá”, pseudônimo de Koremori Taira, neto do General Kiyomori Taira do clã Taira, se exilou na província de Yamato (atual Nara) em uma casa de Sushis era de seu ex-vassalo Tokuda Yazaemon, depois da derrota na batalha.


Passou um bom tempo aprendendo a fazer um sushi de uma técnica milenar, com peixes frescos como o Ayu pescado no Rio Yoshino e depois de um tempo, se apaixonou pela Osato, filha de Yazaemon. E assim seu ex-chefe se tornou genro que abandonou a nobreza e mudou o nome para YASUKE no dia 1 DE NOVEMBRO.


O SUSHI DE YASUKE feito na região de Yoshino é descrito no ``Engui-shiki'', livro de leis e regulamentos do Período Heian.


O peixe de água doce é pescado e salgado, colocado em um balde de madeira com o arroz branco no fundo, tampa e deixado por 2 a 3 dias com um peso em cima, prensando o recheio. Com o tempo o arroz cozido fermenta e nasceu o NAREZUSHI. O nome deste método de usar o balde TSURUBÊ, leva o mesmo nome de TSUBÊZUSHI.


Então o TSURUBÊ SUSHI YASUKE que fica na cidade de Shimoichi, na província de Nara é a casa mais antiga de Sushi do Japão EM ATIVIDADE, com 850 anos de vida.


Depois do Narezushi, surgiu o Hayazushi (Hakozushi, Makizushi, Bouzushi). Mais tarde, o Niguirizushi, no Período Edo.


PARABÉNS E MUITO OBRIGADO À TODOS os profissionais do Sushi!!

3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page