top of page
  • Foto do escritorClaudia Sayuri Yoshida

Dia de St. Valentin e o Dia dos Namorados no Japão

Atualizado: 13 de fev. de 2022


O Valentines Day ou バレンタインデー “barentai dei” como se pronuncia em japonês é comemorado no dia 14 de fevereiro e tem objetivos bem diferentes dos países ocidentais de presentear sua “paquera” com chocolates. Antigamente era muito simbólico e as meninas faziam bombons em casa e algo manual como tricô para demonstrar carinho e admiração pela pessoa entregando-lhe algo feito por ela mesma.


Originalmente a história é do século III quando um imperador romano proibiu os homens de casarem porque estes recusavam-se a ir para guerra para ficar com suas esposas. Um padre chamado Valentin comovido, ajudou os jovens casando-os secretamente e por isso foi condenado à morte. E no dia 14 de fevereiro - para homenageá-lo criou se o habito de fazer declarações e mais tarde, introduzido no Japão, a indústria de chocolates por volta de 1936 promoveu a data produzindo chocolates no formato de corações fazendo Campanhas para que as pessoas declarassem seu amor através do chocolate e mais tarde em torno de 1960 o grande marketing popularizou o tema quando surgiu a regra de que as moças devem se declarar aos rapazes.

O Valentine's Day atrai suas consumidoras com vitrines e gôndolas maravilhosas repleta de chocolates embalados lindamente como só os japoneses sabem fazer.

As japonesas se divertem comprando dezenas de chocolates na expectativa de receber no dia 14 de março no “White Day” a retribuição dos pretendentes não com chocolates mas com “balas” - pessoalmente acho muito mais legal receber chocolates do que bala rs.

É como se fosse um Correio elegante e tem até níveis de presente:


本命チョコ = Honmei Choco para os reais pretendentes, maridos quando os chocolates são mais caros.


義理チョコ = Guiri Choco para os “reservas”


友チョコ = Tomo Choco para celebrar aquela amizade colorida ou simplesmente mostrar que você considera muito aquela pessoa (homem no caso) podendo ser irmão, colega de trabalho, pai, etc.

Recém chegada ao Japão com meus 17 anos me encantei com os embrulhos e o aroma maravilhoso de chocolate quando entrava nas lojas. Tenho recordações de toda semana passar depois do serviço e encher a cestinha da bicicleta de chocolates - não que eu tivesse tantos chocolates para dar, mas porque queria aquelas latinhas e caixinhas além de ser chocólatra assumida e tenho até hoje uma latinha cor de rosa de bombons daquela época. Também me lembro de ter ganhado a devolutiva de White Day que foi deixada dentro do meu armário do vestiário da fábrica - até hoje não sei quem me deu ahahaha, sério.


E para nossa sorte temos mercados e empórios que vendem esses chocolates tão bonitinhos sem falar das confeitarias orientais que oferecem variedade de chocolates que cairiam bem neste dia de St. Valentin. Que tal presentearmos no "Barentai dei" as pessoas que queremos bem?!

 

NAMA CHOKO 生チョコ, o principal


Se tem um tipo de Chocolate que mais são presenteados é o NAMA CHOKO nesta época. Diferente dos chocolates em barra que tem menos de 3% de umidade, o NAMA quer dizer CRU. São feitos somente de chocolate, bem macios e podem ter recheios de creme ou licores.


O significado para que as meninas entreguem o Chocolate Cru é para demonstrar o seu carinho sem nenhuma interferência, de forma transparente, nua a crua.


Sua textura lembra o mousse, só que ainda se consegue comer com as mãos. Se você quiser se deliciar nesta experiência, procure a Chef Vivianne Wakuda no instagram para comprar o seu. (foto 2)


114 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page