top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Descanso do Hashi


Alguém, já ouviu falar em HASHI YASUME 箸休め que ao pé da letra é “Descanso do Hashi”, mas na verdade é “Pausa no prato principal”. Ou seja, é a Guarnição ou o pessoal que chama de acompanhamento do prato principal.


Não só apenas para equilibrar a dieta e colorir a mesa, no Washoku ainda tem mais alguns cuidados para que o comensal tenha uma experiência bem gososa do ICHUJU SANSAI 一汁三菜. Para quem não sabe, é “1 Sopa e 3 Porções (de acompanhamentos)”. Numa refeição japonesa tem prato principal, 1 sopa que pode ser o Missoshiru e mais 3 acompanhamentos.


E esses acompanhamentos podem ser uma simples salada como Potato Salad, as conservas Tsukemonos, Aemonos como os marinados e uma infinidade de opções.


Então, a regra é a seguinte. Por exemplo, se o prato principal é um Teriyaki de Frango ou Kabayaki de Unagui que ambos usam um Tarê doce, mesmo comendo Gohan como ficaria a sua boca? Doce e com muita gordura. Daí vem um SUNOMONO 酢の物 que com sua acidez limpa a gordura, ameniza o excesso do doce e muda a textura e o som da mastigação.


Se estou comendo um peixe assado no sal, um pouco de Shôyu e gengibre, um OHITASHI おひたし de espinafre cozidas em tiras com gengibre e katsuobushi dá uma refrescada e a umidade dilui o excesso do sal.


Adegão, não tô entendo direito. Imagine comendo um KARÊ que vem o Rakyô e FUKUJINZUKE 福神漬. Um vai rebater o outro, muda a textura, não deixa o prato enjoativo e muda inclusive o retrogosto.


Sabe o que faço quando como Niguiri? Depois de umas 5 unidades, como um Tenpura de legumes para mudar o paladar. Assim como Udon que tem bastante caldo, peço um Tenpura à parte para comer bem crocante.

7 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page