top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Debaixo do Japão

Num dos

Num dos roteiros de viagem ao Japão que fiz para um amigo, ele me questiona:

“Adegão, tava vendo a Estação de Tokyo no Google Maps (Foto 2). E quando dei zoom, ficou estranho. O que é essa marcação em vermelho?” (Foto 3)

É bem comum em mapas de metrópoles japonesas e um tormento para nós que fazemos roteiros para determinar marcações exatas.

Sim, a marcação em vermelho é a parte subterrânea de grandes centros japoneses de grande densidade, pelo simples fato de não ter para onde a cidade crescer. Ou vai para cima ou para baixo.

Confesso que não me sinto à vontade para conduzir grupos por lá. Apesar do bom wi-fi do Japão, pode falhar bem na comunicação. Um labirinto de acessos para as ruas, avenidas, isso quando você passa pelas lojas de departamentos e estações de metrô. Me perco na estação da Sé para ir ao Poupatempo.

E tem de tudo que você possa imaginar de comércio. Literalmente tudo! Quem não gosta de sol, é lá que você deve passar os dias.

O maior TIKAGAI 地下街 literalmente “Cidade Subterrânea” do Japão fica em Shinjuku em Tokyo. As várias estações de trens se conversam com a Estação de Shinjuku e entre elas estão grandes corredores de lojas num total de 104,5 km². O segundo fica em Nagoya com seus 84,1 km².

Japoneses chamam as redes de lojas de DEPATIKA デパ地下, onde DEPA = do inglês “Depart” Lojas de departamento e TIKA = “Subsolo”. Recentemente a famosa loja de departamentos TAKASHIMAYA que ergue vários prédios em todo o Japão, abriu o maior espaço subterrâneo privado de 5000 m², com tudo que se tem direito, em Yokohama. Dispostos em 4 andares para baixo, 1 só para as 40 padarias e 500 tipos de pães.

Em 2016, fomos eu, @rcastilho e @jojoscope para as profundezas do Mitsukoshi em Guinza. Como só nos interessava comidas e bebidas, gastamos sola em 2 pisos. Praticamente um gigante supermercado e pratos prontos. Compramos vinhos japoneses pensando na pauta.

E você, curte andar por baixo do Japão? Me conta por onde já passou.



22 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page