top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Daifuku


Quem já comeu um DAIFUKU? O nome completo é DAIFUKU MOCHI 大福餅, doce feito de Mochi bem molinho com Anko dentro, a massa de Azuki. Com chá então, uma delícia!


Só que nem sempre esse tradicional doce teve esse nome. E muito menos era um doce. Eita nóis! Nos finais do período Muromachi por volta de 1500 e bolinhas e quando Cabral estava pagando o IPTU do Brasil, existia no Japão um comida feita de uma fina camada de MOCHI, massa feita de arroz glutinoso chamada de UZURA MOCHI 鶉餅, pois o seu formato lembrava o tamanho do Ovo de Codorna.


Sem nenhum recheio e apenas um punhado de sal no meio, ele sustentava bem barriga, o que em pouco tempo trocaram o nome para HARABUTO MOCHI 腹太餅, o “Mochi que sustenta a barriga grande” ou "Mochi da Barriga Gorda".


Então em 1771, uma viúva chamada Otayo que morava na cidade de Koshikawa Tansu em Edo (Tokyo de hoje) adoçou os feijões Azuki, amassou e colocou como recheio e passou a vender como DAIFUKU MOCHI com kanji original de 大腹餅no sentido de “Mochi da Barriga Grande”


A barriga grande era um bom sinal, já que o Buda é gordinho. Só que foi trocado novamente, agora apenas a letra e manteve a fonética de DAIFUKU MOCHI 大福餅 e a tradução agora para “Mochi de Grande Sorte”.


Hoje no Japão, muitas empresas montam kits de uma grande variedade de tipos de recheios, para presentes. O que mais gosto é o ICHIGO DAIFUKU que tem o Anko e Morango e o YUKIMI DAIFUKU que é Mochi por fora e sorvete de creme por dentro.


Imagina fazer um recheio com uma fruta nativa do Brasil? Se alguém fizer, me avisa?

17 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

댓글


bottom of page