top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Cuide bem das suas coisas


Imagina comigo. Mesmo quando eu era jovem, depois dos treinos árduos de Kendô, chegava em casa e não tinha ânimo e forças para tirar as peças da armadura, secar, limpar e fazer a manutenção. O mesmo para os SHINAIs 竹刀, a “espada de bambu”.


Só que os equipamentos são sinceros. Se não você não cuidar, eles “se revoltam”. Vão te deixar na mão, vão quebrar, vai te sacanear. Na verdade é só para dizer que tudo tem ação e reação. E não falta dele, também tem a sua consequência.


Acontece o mesmo no Washoku. De nada adianta juntar um monte de equipamentos e utensílios caros, se você não souber usar e cuidar. Por um tempo você usa de boa, porque é novo. Mas com o tempo, ele não vai funcionar na perfeição.


Cuidar é tão importante quanto pagar caro por um objeto. Num jantar no @makotosanofficial, o Oyakata me mostra a sua faca que usou por mais de 30 anos. Toda semana, faz a manutenção, desde o cabo e toma bastante tempo para a lâmina do seu TAKOBIKI 蛸引き, a faca de Sashimi de Kantô.


E o mais legal de saber, é que ele já aposentou esta faca faz um tempo. Mas ele me conta:


“Sabe Iida-san. Esta foi a primeira faca que comprei com um salário que mal me sustentava. Mas quando jovem, você quer a sua própria faca. E cuidei dela como uma filha, deixava sempre afiada, pronto para o uso.


Só que ela era a minha companheira. Quando passei pelo inferno nas cozinhas do Japão, era gritaria, me xingavam, bronca de manhã até a noite. Chorava escondido, mas quando não dava ficava afiando a faca. Era o momento de refúgio, de concentração, de colocar a cabeça no lugar. Seja para melhorar o meu trabalho, ou para não fazer nenhuma besteira. Por isso me emociono quando assisto O Náufrago."


Os shokunins sempre dizem: ” A faca é a extensão do nosso braço. Trate como se fosse seu corpo.”


Cuide bem das suas coisas.

19 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page