top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Como tomar Sake


A primeira coisa que ouvi do meu pai, na primeira vez (oficialmente) que fui beber com meu pai quando completei 18 anos foi:


“Você não vai me servir primeiro?”


Claro. Servir e depois ele pegou a garrafa de cerveja da minha mão e foi me servir:


“Segura o copo, pô.”


Caramba, duas broncas antes de beber. Então ele riu e começou o sermão (pra variar)


“Quando você for sair para beber com japoneses, eles vão cobrar em silêncio, os bons modos na mesa. O bom que a gente tá no Brasil e pegam mais leve. Só que se souber, você já ganha vários pontos com eles. Então nunca é demais ter conhecimento. Se você vai seguir ou não, o problema é seu.”


Então é assim:


Quem devo servir a bebida primeiro?

  • Mais novo para o mais velho (Filho para o pai, para o avô)

  • Subordinado para o Superior

  • Anfitrião para o Convidado

  • Mulher para Homem

Este último já em desuso, graças a deus. Vale o cavalheirismo. Para todos os outros, na verdade o que vale mesmo é a hierarquia. E por educação, antes de beber, a pessoa servida pousa o copo na mesa e serve a pessoa de volta. Depois brinde, tome um gole e comece o jantar.


Ainda tem o lance de Servir e Receber com 1 ou 2 mãos. É o mesmo de apertar a mão com 1 ou 2 mãos. É um sinal de demonstração de respeito. Vamos combinar que mesmo um jantar, o evento pode ter vários significados.


Então quem deve mostrar mais respeito sirva com as 2 mãos. Se a ocasião for informal, entre iguais, posição social, hierárquico ou entre amigos, servir e beber com 1 mão não é feio.

Interprete a última foto.


E isso vale enquanto sóbrio. Depois não sei mais.




37 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page