top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Como os japoneses estão comprando Sakes


Como os japoneses estão comprando sakes no Japão? Imagine o país do sake, deve ter uma loja especializada em cada esquina. Tem, mas o pessoal fica com receio. Explico


O japonês tem a opção de comprar em SAKAYAs, nas setores de alimentação em Lojas de Departamento ou em supermercado.


Só que diferente da gente que gosta de conversar com as pessoas conhecidas ou não, os japoneses são mais tímidos e reservados. Tanto que culturalmente, eles acreditam mais nas coisas escritas que ouvidas. Enquanto que nós duvidamos da informação escrita e perguntamos verbalmente “só para confirmar”.


E o pior, os japoneses odeiam passar por constrangimento. Então, em lojas de sakes, onde circulam os especialistas, os leigos chegam a desistir da compra com medo de fazer uma pergunta idiota.


Uma vez, o atendente foi bem grossa comigo. Então o pessoal do governo japonês que tava comigo: “Olha, ele é Sake Samurai no Brasil.” e ele mudou totalmente a postura e mudou o linguajar. Fiquei puto. Somos nós que precisamos de toda a paciência do mundo para explicar ao leigo. Ah, virei as costas e fui embora. Foda-se.


Nas lojas de departamento, tem uma boa variedade de rótulos de várias regiões. Só que é caro. Claro, as despesas dos caríssimos edifícios da metrópole estão embutidas no preço.


O que sobra mesmo são os sakes de supermercados. Assim como no Brasil, o pessoal tem um certo preconceito com rótulos vendidos por serem de grandes fábricas de sakes. Não sei qual é o problema.


Sabe qual foi a grande solução e que a pandemia alavancou? O E-Commerce. Muitas informações já estão na descrição, você pode ficar horas navegando, sem que o lojista te encha o saco, 24 horas à sua disposição, tem ainda o FAQ com perguntas de outros clientes e chegam em casa, sem que a moça do caixa do supermercado, achar que você está bebendo demais.


Que coisa, não? Essas informações foram obtidas por um estudo do governo japonês.


Aliás, pede o seu sake com a gente no www.adegadesake.com.br

4 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page