top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Como nasceu o Hashi Descartável


No Curso de Sake da JSA Japan Sake Association (que está em fase final de lançamento), menciono sobre o WARIBASHI 割り箸, o Hashi que vem grudado em uma das extremidades usados como um produto descartável. E muitos alunos ficaram bem curiosos:


“Por que se fala sobre um item da culinária em uma aula de Sake?”


Óbvio que falar sobre sake não tenho como deixar a comida japonesa de lado, mas como falo com tanto entusiasmo que o povo ficou curioso. E é justamente isso que vou contar para vocês.


Quando muitos Sakes produzidos saiam em SAKADARUs 酒樽 os Barris feitos de cedro e depois em barcos, eram levados do porto de Kobe para Edo. E quando chegavam na capital japonesa,


Agora o que acontecia com os Barris de Cedro vazios? No começo até foram colocados nos barcos de volta. Só que chegavam mofadas e se tornavam inúteis para colocar um novo Sake.


Então nascia um problemão em Edo. Como muitos sabem a culinária japonesa na época, o seu principal pilar eram as comidas cozidas, cozidas a vapor e ensopados. Então os hashis eram lavados, secos no sol e reutilizados.


O problema eram as casas de EDOMAE 江戸前. Ainda não eram os Sushi no estilo Edo. Esse nome era destinado aos UNAGUIs, as enguias de mangues que eram assados ao Teriyaki.


Os hashis então ficavam manchados com o TARE que sem o auxílio de um produto de limpeza, dificilmente saía. Se bobear, nem com detergente.


Para isso, resolveram quebrar as tiras laterais do Barril de Sake e fizeram os HASHIS DESCARTÁVEIS. A base de madeira grossa, virava tábua de corte.


Interessante, não?


104 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page