top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Colher SHAMOJI


Esses dias, eu falando sobre arroz e soltei: “...então, pega o SHAMOJI e corta o arroz com o vinagre e…” alguns Sushi Shokunins estranharam que chamei o utensílio com outro nome que eles estão acostumados a usar.

Percebendo as reações, já comecei a explicar. SHAMOJI しゃもじ é a colher feita de madeira bem rasa e cabo curto que serve para……misturar comida, ora. Só que no mundo do Sushi, tem outro nome.

Em uma ilha que pertence à província de Hiroshima chamada de ITSUKUSHIMA 厳島, tem um santuário famosíssimo que homenageia esta colher de madeira.

Vou fazer o resumão. Entre 1789 e 1801 no templo de nome Koumyôin que fica bem perto da famosa torre GOJÚ NO TOU 五重塔 (Pagode de 5 andares), vivia o discípulo chamado SEISHIN. E como a ilha não tinha quase nada de recursos ou produtos, viu a escultura da Benzaiten, a Deusa da Música, Eloquência, Da Poesia, Belas Artes e tarará segurando o BIWA 琵琶, instrumento musical que lembra um violão no estilo Bandolim.


E esses trocadilhos são bem curiosos. O nome BIWA que é o Bandolim, a Nêspera também é chamado assim em japonês. Antes do utensílio se chamar SHAMOJI, era SHAKUSHI. E ainda tinha as colheres mais fundas chamada de OTAMA おたま. Então, o Girino em japonês se chama OTAMAJAKUSHI, que louco, né?

Então voltando para o aprendiz a Monge, ele fez as réplicas em madeira com escritas do templo e passou a vender para sustentar a casa de Buda. Hoje virou sinônimo de sorte, pois a colher “puxa” a comida para você e considerado um dos melhores presentes para quem visita este famoso santuário que tem o TORII, o portal no meio do mar.


Ah esqueci. O santuário é o MIYAJIMA 宮島, outro nome dado ao Shamoji, usado bastante


55 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page