top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Colher de Ramen


Já viram aquela colher branca ou preta que mais parece uma lancha quando você pede um Ramen? Realmente não tem um formato prático como uma colher ocidental e mesmo que consiga enfiar na boca, o lábio superior não encosta no fundo.


Pois é queridos, o RENGUE 蓮華 ou れんげ está mais para um mini concha que uma colher. Então você pega o caldo e leva até a boca e suga. Tem uma série de regrinhas para usar o RENGUE, mas o uso para tomar caldo quando o prato está cheio e conforme vai esvaziando, ergo a tigela toda e tomo.


Ou quando meia dúzia de pessoas que jantaram comigo no @hiddenby2ndfloor e para aproveitar o resto do caldo, me viu pedindo gohan e trocava a colher para um ocidental.


Tem o nome de RENGUE porque lembra a pétala da Flor de Lótus e tem vários tipos, nomes, tamanhos e materiais.


Pode ser feito em tamanhos com as nossas colheres, a maioria é de plástico mas tem de madeira, e a profundidade. Então vamos ver:


HIKKAKE RENGUE 引っ掛けれんげ que bem conhecemos, que tem um gancho na ponta para que a colher não afunde na tigela.

CHAHAN RENGUE 炒飯れんげ para comer o arroz frito que conhecemos como Yakimeshi.

ANA AKI RENGUE 穴あきれんげ é a colher com furos para conseguir comer os itens que dá trabalho para comer com hashi, como milho, pedaços de carne e macarrão.

OTAMA RENGUE おたまれんげ Esse dá trabalho. Uma colher mais funda, onde você coloca uma pequena porção de macarrão, caldo e leva até a boca. Nunca como assim.

ZÔSUI RENGUE 雑炊れんげ é para comer ensopados com arroz, como Okayu e Ojiya.


Em princípio, o RENGUE era servido somente com pratos de origem chinesa CHÙKA RYOURI 中華料理 como Ramen, Chahan e Chanpon. E não é visto muito com o Udon, mas hoje em dia já bate cartão com o prato japonês.

22 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commentaires


bottom of page