E achei que ninguém ia fazer a seguinte pergunta: "O que se faz com o CHIAI do Atum?" E quem fez foi o @cachorrolocost comentando no post sobre As Partes do Atum (6 posts atrás)
Eu também nunca entendi porque muitos jogam fora. Falam que é sangue, mas é carne fibroso. É que o nome CHIAI 血合 que se traduz: "Encontro dos Sangues" não ajuda muito. É justamente na junção que separa as carnes da barriga e das costas.
Peixes como Atum e Bonito que tem a carne vermelha, graças á cromoproteína muscular concentrado no centro do corpo o que torna fonte de energia para que eles possa nadar constantemente, até mesmo dormindo.
Então o que faz muitos Itamaes descartarem esta parte? Apesar da grande concentração de ferro, vitamina do complexo B e minerais, deixa o gosto metálico na carne. Tanto que não dá para comer cru.
Agora se dar um belo banho de água fervente com gengibre em tiras e sake, este odor vai embora. Tá e dái?
Aí como não sou um Itamae, recomendo procurar receitas de KAKUNI ou aqui em casa deixo a carne marinando no Shoyu com gengibre ralado, passa na farinha, frita e coloco na hora de comer Karê. PQP Muito bom!! HAHAHAHAHAH
Seo Iida, mais conhecido como o Pai do Adegão, ele não deixava ninguém jogar as coisas fora a toa. Tudo tinha que aproveitar para desperdiçar a vida do animal.
É isso aí. @cachorrolocost muito obrigado pela pergunta e assim todos nós vamos aprendendo sobre esta maravilhosa culinária!
Comments