top of page
  • Foto do escritorAlexandre Tatsuya Iida

Cancele a reserva


Sabe uma coisa que detona o serviço de um restaurante? Reservar, não comparecer e não avisar. O cliente bloqueia a vaga para outros clientes e o restaurante perde receita e insumos quando o infeliz reservou também um certo tipo de refeição. Em casas de Sushis, são preparados o NETABAKO, caixa de ingredientes especialmente separados para cada reserva (foto 2)


Assim como existem regras de cancelamento em passagens aéreas e hotéis, no Japão existe a Taxa de Cancelamento para os restaurantes. Então, quando você reserva uma vaga em qualquer restaurante precisa informar o cartão de crédito ou um depósito de um sinal. Caso compareça, já abate da conta final.


Só que tem muita gente que ainda assim consegue burlar essa regra. No momento da reserva informa o cartão virtual que expira em 24 horas. Então, muitos restaurantes no Japão, principalmente aqueles bem concorridos como o Sukiyabashi Jiro que passou a não aceitar reservas e mais com mais outros critérios que passou a não seguir, foi removido do Guia-de-marca-de-pneu.


Uma noite quando preparava uma Degustação de Sakes no Aizomê e de 10 clientes, 7 faltaram e dispensei 6 outros que estavam na fila. E não posso simplesmente abrir várias garrafas de sakes, e levar embora o que sobrar. Sorte dos 3 (um deles o @toshiakuta) que compareceram e encheram a cara.


Outra vez, eu passei mal e no pronto socorro, mandei uma mensagem para um amigo ir jantar no meu lugar por minha conta, já que tinha amigos em comum na ocasião. Ele disse que ia pagar e chegando no restaurante, o chef me mandou uma mensagem dizendo que não cobraria.


Respondi: “O comércio não tem nada a ver com a minha situação. Te agradeço a consideração e peço desculpas pela preocupação.”


Chef: “Não Adegão. Você é da casa e um grande amigo meu.”


Eu: “Então Chef. Amigo de verdade ajuda o outro pagando as contas. Amigo de verdade não pede jantar de graça, furar a fila ou ficar alugando a vaga por horas. Olha, já fiz o doc para a sua conta.”


Agora tenho uma fila de espera de amigos torcendo para ser meu substituto nos jantares.

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page